sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PEDIDO DE PAZ

O POVO QUER PAZ! QUANDO SERÁ O FIM DO CONFLITO NO SUL DA BAHIA?


   A solução do conflito entre indígenas e produtores rurais da região de Ilhéus, Una, Buerarema parece longe do fim.
Mais um capítulo dessa batalha judicial se encerrou com a decisão do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Joaquim Barbosa, que determinou a suspensão das liminares que garantiam a reintegração de posse das propriedades rurais em litígio.
O senhor Abiel da Silva Santos, Presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Região de Ilhéus, Una e Buerarema afirma que decisão do Ministro Joaquim Barbosa de suspender as reintegrações é equivocada e as partes já foram orientadas a recorrer da decisão.


Abiel da Silva Santos
Abiel afirma ter provas documentais de que não índios teriam se declarado indígenas por pressões de integrantes da Fundação Nacional do Índio na região.

Relatório de descadatrados

Em um levantamento de pessoas aldeadas no município de Ilhéus realizado pela Fundação Nacional de Saúde em 2009, havia 4520 (quatro mil quinhentos e vinte) indígenas cadastrados, porém desse número, foram considerados ausentes 3050 (três mil e cinqüenta) indígenas.
Aproximadamente 600 (seiscentas) pessoas teriam se cadastrado como indígenas junto a Fundação Nacional de Saúde, posteriormente solicitando exclusão do cadastro junto à referida Fundação.
Existem documentos de posse da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Região de Ilhéus, Una e Buerarema, onde figura o nome de Rosemiro Ferreira da Silva, que na verdade se trataria do cacique Babau, se identificando como produtor rural.

Livro de Ata nº03 da Associação de Pequenos Produtores Agrícolas e Folha com nome de Cacique Babau
Enfim, o impasse continua no Poder Judiciário e decisões significativas não são tomadas. A população da região aguarda a “boa vontade” do governo para resolver o problema e enquanto isso a insegurança e incerteza assolam a vida desse povo baiano. 



A JUSTIÇA DEVE SER BUSCADA, O TERRITÓRIO É INDÍGENA OU NÃO? COM A PALAVRA A FUNAI, O ESTADO DA BAHIA, O GOVERNO FEDERAL.
NÃO PODEMOS CONTINUAR COM O DESCASO, COM A VIOLÊNCIA E COM AS MORTES.
PRESENÇA DO ESTADO. JÁ.

3 comentários:

  1. Precisamos de uma solução. O governo tem que decidir.

    ResponderExcluir
  2. Não temos paz aqui na região. Querem q a gente espere a Copa passar pra tomar uma decisão?? Vamo lá Dilma...faz alguma coisa!!!!

    ResponderExcluir