segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ORIGENS ANCESTRAIS

A CULTURA DE UM POVO


Entende-se por tradição a transmissão de práticas e valores de geração em geração. Algo simples e de grande importância na formação da personalidade de um povo. O que seríamos sem nossas tradições? Onde estaríamos sem nossas raízes? Seríamos um povo sem passado, sem história?
O povo brasileiro se caracteriza por sua miscigenação, ou seja, uma grande mistura de raças e culturas. Tal característica se deve a presença de europeus, africanos e indígenas no território brasileiro desde o período colonial. Com passar dos anos, nos foi confiado um legado de culturas e tradições. Assim, cabe a todos o dever de manter e cultuar esses traços que formam o que chamamos de povo brasileiro, ou seja, o Brasil.
Como representantes da presença indígena no Brasil podemos cita: a Nação Indígena dos Tupinambás de Olivença, ao sul do Estado da Bahia.

Com aproximadamente 7 mil índios distribuídos em 23 comunidades e ocupando uma área de 47 mil hectares,  este grupo procura manter suas tradições vivas e levá-la para aqueles que a desconheçam. Com uma vida simples, ligada a terra e a natureza, eles vivem em suas aldeias, plantando açaí, mandioca, cupuaçu e outras culturas, mantendo suas famílias assim como fizeram seus antepassados.

Ritual de dança do Povo Tupinambá de Olivença
O artesanato também faz parte do dia a dia das aldeias como é o caso de TABA JAIRY, no distrito de Olivença, município de Ilhéus na Bahia, onde seus integrantes retiram da natureza a matéria prima que se transforma pelas mãos desses indígenas em colares, pulseiras, anéis, cocares e uma infinidade de artefatos de beleza inigualável e de valor inestimável, fruto da cultura e tradição de um povo que não esqueceu suas raízes.

Artesanato confeccionado na TABA JAIRY





                                                                                           Correspondente Júnior










Nenhum comentário:

Postar um comentário