segunda-feira, 28 de abril de 2014

Produtores rurais bloqueiam BR-101 contra ocupação de terra por índios

Manifestação aconteceu por quase 3 horas na região de Itabela, sul baiano. Índios afirmaram que não abrem mão de terra e cobram por demarcação.
 
          Produtores rurais e integrantes do assentamento Terra Nova interditaram a BR-101, no povoado de Montinho, na região de Itabela , no sul da Bahia, por quase três horas neste sábado (26). A ação começou por volta das 12h e foi finalizada em torno das 15h.
          O protesto foi realizado contra ocupações de oito fazendas perto de Porto Seguro por 16 aldeias indígenas da tribo pataxó, segundo afirmaram os manifestantes. De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ato aconteceu em frente a uma das fazendas ocupadas neste sábado.
          Um produtores, que não quis se identificar, conta que os produtores são impedidos de entrar nas propriedades. Em uma das estradas, segundo afirma, os indígenas monitoram a passagem de pessoas, que fica liberada até as 17h.
           Por outro lado, os índios afirmam que a ocupação das terras é pacífica. Puhuy Pataxó, liderança da aldeia Barra Nova, comenta que os produtores não foram ameaçados e podem retirar gados e até a casa, enfatizando que eles querem somente a terra.
           Os índios querem pressionar o governo para dar mais agilidade na demarcação de terras indigenas no extremo sul do estado. Eles reivindicam 54 mil hectares. De acordo com Araço Pataxó, eles não abrem mão das terras que estão dentro do território indígena.
 
 
                                                                                                       Por PORTAL G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário