segunda-feira, 14 de abril de 2014

MAIS HISTÓRIAS DO INTERIOR DA BAHIA (QUE A MAIORIA DESCONHECE)

VILA SURURU E SUAS HISTORIAS


Vila Sururu é um distante povoado, pertencente ao município de Buerarema, incrustado no interior do Brasil e totalmente desconhecido para a maioria dos brasileiros.

O povoado surgiu no final da década de 40, onde originalmente acampavam caçadores a beira do rio Sururu.

No povoado existem muitos moradores antigos, conhecedores da região, sendo um dos mais ilustres moradores o Seu Cabral.

Seu Cabral chegou a Vila Sururu em 1964, juntamente com sua família, quando tinha 12 anos.

Aos 12 anos já trabalhava como madeireiro durante a semana e nos fins de semana vendia na porta de casa, café e bolo feitos por sua mãe.

Há cerca de 30 anos construiu o “bar do Cabral”, ponto de referência em Sururu.
            Seu Cabral, apesar do pouco estudo, é profundo conhecedor da área política e econômica nacional, atribuído ao seu religioso acompanhamento aos meios de comunicações local, nacional e internacional. Ferrenho defensor de “A Voz do Brasil” que considera necessário para acompanhar o dia-a-dia da Capital Federal, simpatizante da internet comparando-a com uma faca de dois gumes. O estabelecimento do qual é proprietário para ele considerado a uma faculdade, pois ali se discute entre outras coisas política, economia, saúde, relações interpessoais e territoriais, quebrando de certa forma o paradigma que homem do interior e/ou do campo nada entende. Arrisca palpite sobre sucessão Estadual e Federal, alem de ter uma opinião própria e particular sobre os acontecimentos que culminaram com o conflito agricultores e indígenas. Sempre alegre considera-se otimista mostrando-se crente num mundo melhor para todos, sem conflitos de interesses.

            Atualmente Vila Sururu está sofrendo um êxodo rural muito grande devido aos conflitos por terras que envolvem produtores rurais e indígenas da etnia Tupinambá, conflito este, que já poderia ter sido resolvido pelo governo federal, arbitrando o que pertence aos indígenas e o que pertence aos produtores rurais.

BAR DO CABRAL, VILA SURURU

"SEU CABRAL", DONO DO PONTO DE ENCONTRO DOS MORADORES DE VILA SURURU.


Nenhum comentário:

Postar um comentário