segunda-feira, 24 de março de 2014

MARCHA DOS POVOS DA CABRUCA E DA MATA ATLÂNTICA

     
            Entre os dias 14 e 16 de março foi realizado a Marcha dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica na região da Serra do Padeiro no sul da Bahia. Movimento que tinha como objetivo maior uma reivindicação pela demarcação de terras indígenas das tribos Tupinambás. 







           O evento contou com uma marcha que saiu de São José da Vitória e seguiu até a aldeia indígena e chegando no local todos foram muito bem recepcionados. Com a chegada dos participantes da marcha a aldeia se coloriu com diversos cartazes, faixas e pessoas das mais diversas tribos. A presença de integrantes de diversas Entidades da América do Sul e Europa, além de trabalhadores do campo (MLT, MST, FLT, CETA, MPA) e quilombolas mostrou que a questão indígena não é um problema dos índios, mas de todo o povo brasileiro.



           Após serem instalados na aldeia, os participantes tiveram uma palestra rica em conhecimento com o Cacique Babau. Assim um dos líderes Tupinambás explanou sobre a história e a luta do povo Tupinambá da Serra do Padeiro. De forma confiante e determinada afirmou: “temos que revolucionar o nosso querer e conquistar autonomia”, para isso ele destacou três pontos fundamentais: unidade de luta, o foco na conquista da terra e o fortalecimento da espiritualidade ancestral.  E foi assim que o Cacique e outros líderes Tupinambás e Pataxó presentes deram sentido e poder ao ritual da noite.





           No segundo dia, ocorreram mais palestras com o Cacique Babau além da realização de trabalhos do campo como a farinhada, o plantio do milho, cacau e a compostagem. Após os trabalhos de campo, uma análise de conjuntura foi feita para se estruturar uma agenda positiva de lutas da solidariedade dos povos. Em seguida, uma confraternização em torno da fogueira com toré e capoeira concluíram mais um importante dia da programação.

          No último dia várias atividades ocorreram simultaneamente, a farinhada, plantio de milho, banho de rio e ritual de plantio do baobá. Fechando essa tão especial agenda foram realizadas as últimas conversas entre as lideranças que permitiram reforçar um movimento de unificação de agendas e apoio numa resistência rebelde para REEXISTIR DIGNIDADE DOS POVOS!!

Visitem a nossa página no facebook: www.facebook.com/avezdasminorias .


Nenhum comentário:

Postar um comentário