segunda-feira, 27 de abril de 2015

Projeto "Tocando Maracás Eu e Vocês" homenageia indígenas

Objetivo é  valorizar e difundir a cultura dos povos indígenas (Divulgação)
O Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho) promove em 28/04, o projeto "Tocando Maracás Eu e Vocês", que tem como objetivo rememorar, valorizar e difundir a cultura dos povos indígenas lançando um novo olhar sobre o significado do desaparecimento de parte de suas tradições. As atividades são direcionadas aos alunos do Colégio Vivaldo Costa Lima nos horários de 10h às 12h e de 13h às 15h. O público interessado, porém, pode acompanhar a atividade gratuita.

As atividades são realizadas em três etapas A primeira envolve uma visita mediada à Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais de Emília Biancardi. Em seguida, acontece a exibição de vídeo sobre o assunto e o bate-papo com a etnomusicóloga Emília Biancardi. Para finalizar, uma aula com os integrantes da Orquestra Museofônica da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artí stico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), que ensinará os alunos a manusearem o maracás - espécie de chocalho bastante utilizado na cultural indígena.

"No geral as pessoas esquecem que, quando os povos invasores chegaram no Brasil, e depois os negros, os índios já tinham seus instrumentos musicais, já tinham suas músicas e danças. Com esse tipo de inciativa, queremos transmitir esse conhecimento", explica Emília - responsável pela maior coleção de instrumentos musicais dos índios no Brasil.

"O projeto visa incentivar a aproximação entre crianças e adolescentes aos instrumentos musicais indígenas, valorizando a cultura e a importância da preservação dos valores desse povo tão significativo na história do país", completa Ana Liberato, diretora da Dimus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário