quarta-feira, 17 de julho de 2013

PASSE LIVRE PELO INTERIOR

Ocupações do MPL em Camaçari e Ilhéus. Os estudantes estão fazendo uma movimentação poucas vezes vista no Brasil, inspirados nas primaveras ocorridas em vários países do mundo, fazem o "inverno" brasileiro.
Câmara de Camaçari é ocupada e vereador diz que não será possível atender pedido de manifestantes
A Câmara de Vereadores de Camaçari foi ocupada na manhã de terça-feira 16 de Julho por manifestantes. O grupo se reuniu às 7h na Praça Desembargador Montenegro e pedia a integração do orçamento participativo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que seria votada nesta terça. Por conta do protesto na Casa, a votação foi suspensa e só deverá ocorrer na próxima quinta (18). Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente do Legislativo camaçariense, Teobaldo Ribeiro (PT), disse que o ato é válido, mas que os manifestantes “nem sabem o que querem”. O edil foi enfático em dizer que não há possibilidade de o pedido ser atendido. “A LDO já passou por todos os trâmites legais e todos os prazos já foram excedidos, ela não cabe nessa matéria. Eles estão mal informados”, julgou. Quando questionado sobre a possibilidade de novos protestos na quinta, o petista disse ter certeza do acontecimento. Segundo informações obtidas pelo BN, até o momento, pessoas ocupam o plenário da Câmara, o estacionamento e a parte exterior do prédio.

Ilhéus: Estudantes permanecem no prédio da prefeitura
Os estudantes que ocuparam na terça-feira 17 de julho o Palácio Paranaguá, sede do governo de Ilhéus, no sul baiano, voltaram a afirmar que só deixarão o prédio quando tiverem as planilhas usadas pelas empresas e prefeitura para calcular o preço da tarifa do transporte coletivo no município. Segundo reportagem do site Jornal Bahia Online, os manifestantes asseguram que estão preparados para ficar no local o tempo que for necessário. No início da noite desta terça, um oficial da Polícia Militar tentou negociar com os manifestantes, todos ligados ao Movimento “Reúne Ilhéus”, mas sem sucesso. Cerca de 60 manifestantes estão acampados nas salas e gabinetes da prefeitura. Não há informação se o expediente foi suspenso pelo prefeito Jabes Ribeiro (PP). O Bahia Notícias tentou entrar em contato com a administração municipal, mas as ligações para os números disponíveis não foram completadas. Em nota postada na página oficial da prefeitura, a atual gestão informou que entregou ao movimento uma cópia do protocolo dos ofícios encaminhados às empresas de ônibus solicitando os balancetes contábeis. Segundo o comunicado, essa seria a única pendência, já que que todos os outros solicitados anteriormente pelos representantes do "Reúne Ilhéus" já foram entregues. "Em reunião com representantes do movimento, o prefeito Jabes Ribeiro, além de prometer o repasse de todos os documentos solicitados, informou que iria determinar uma auditoria minuciosa no sistema de transporte coletivo de Ilhéus para que pudesse ser tomada uma decisão abalizada a respeito da questão das tarifas", informou o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário