quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Índios fazem ato contra mudança em regra de demarcação de terras

Índios pataxó fazem anifestação em frente ao Palácio do Planalto contra PEC que altera regras para demarcação de terras (Foto: Bárbara Nascimento/G1) 
 
Índios pataxó iniciaram um protesto na manhã desta quarta-feira (24) em frente ao Palácio do Planalto contra a PEC 215 – que transfere do Executivo para o Congresso o poder de demarcar terras. Os índios reclamam também da falta de investimento em saúde e educação.

Para o cacique Sebastião Ribeiro Madeira, da aldeia Xandó, no extremo sul da Bahia, a PEC ameaça conquistas dos indígenas. "A PEC é um retrocesso. Nós temos nossos direitos desde 1500 e agora os parlamentares querem tirar isso da gente. Nós somos os primeiros brasileiros", afirma.

Madeira reclama também da falta de segurança e das ameaças que diz ser recorrente contra membros da tribo. "Nosso povo está sendo massacrado. Nós, como liderança, estamos correndo certo risco vindo para cá." Segundo a Polícia Militar, cerca de 50 pessoas participavam do protesto até as 13h. Não havia tumultos e o trânsito fluía normalmente.

Essa não é a primeira vez que grupos indígenas protestam contra a PEC 215 na Praça dos Três Poderes. Em novembro do ano passado, quilombolas e índios kaiapó do Mato Grosso foram ao Congresso para falar com parlamentares sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário