quinta-feira, 22 de maio de 2014

NO PAÍS DAS COPAS DAS COPAS, A SAÚDE DÁ UM SHOW... DE BOLA FORA!!!!



Indígenas da etnia da Tupinambá de Olivença, ocuparam na noite do dia 20 de maio a sede da SESAI em Ilhéus.
Os indígenas reivindicam a instalação de 03 postos de saúde nas comunidades indígenas, que hoje contam apenas com um posto de saúde localizado a cerca de 40 km das aldeias.
No posto de saúde da SESAI, foi constatado pela equipe de “A VEZ DAS MINORIAS”, um total descaso com a saúde dos povos indígenas.
Paredes com infiltrações, cadeiras quebradas, vazamentos e total falta de asseio. Isso é o mínimo para descrever a situação encontrada em um estabelecimento que deveria ser padrão de referência em limpeza.


 Intalações internas da SESAI

  Intalações internas da SESAI

   Intalações internas da SESAI





Além da falta de asseio, o que se vê na sede da SESAI é um total descaso com dinheiro público.
Os carros da SESAI que deveriam estar atendendo as comunidades indígenas estão parados no pátio, visivelmente sucateados.
No local existe uma ambulância totalmente equipada do programa “BRASIL SORRIDENTE”, que foi utilizada nas comunidades indígenas apenas duas vezes, e hoje está apodrecendo nos pátios do órgão público.
 



Carros da SESAI no pátio



Ambulância do "BRASIL SORRIDENTE" que só foi utilizada duas vezes


 Carro da SESAI sucateado


Lideranças indígenas relataram ainda, que há cerca de 07 meses, uma índia da etnia Tupinambá de Olivença deu a luz a uma criança na aldeia, que infelizmente veio a óbito por falta de assistência médica adequada.
O que os índios estão reivindicando, através da ocupação legítima de um órgão público, é a assistência médica adequada a seus entes queridos, além da demarcação de suas terras.
Há mais de 10 anos que os indígenas lutam pela demarcação de suas terras tradicionalmente ocupadas.
Essa região compreende 47.000 hectares já demarcados pela FUNAI e é o território mínimo para que o povo indígena possa sobreviver e manter suas tradições.
Mas, caro leitor, você pode estar se perguntado, já que as terras já foram homologadas pela FUNAI, o governo federal está providenciando a indenização e retirada dos não índios da região.
Ledo engano.
Ao invés de cumprir seu papel, o governo mandou o Exército para revistar, humilhar e dizimar a população indígena há tanto sofrida.
No PAÍS DAS COPAS DAS COPAS” o que se vê é o genocídios das MINORIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário